Criminosos aproveitam Crise do Coronavírus para aplicar Golpes na Internet

  1. Criminoso estão aproveitando a oportunidade através da crise do coronavírus, para divulgar mensagens, links e sites falsos com o propósito de enganar os usuários, pretendendo instalar vírus em nossos computadores e celulares, além de capturar dados como informações bancárias e do cartão de crédito.

  2. Isso é potencializado pelo fato que estamos acessando mais a internet nos últimos dias, principalmente as redes sociais e aplicativos de mensagens.

  3. E quando estamos impactados e sensíveis pela gravidade da situação, acabamos ficando mais vulneráveis.

  4. Os golpes prometem principalmente a distribuição de serviços gratuitos na internet assim como a distribuição, gratuita, de materiais que acabaram sendo mais visados como máscaras e alcooel em gel.

  5. Devemos tomar muito cuidado ao receber mensagens com esses conteúdos, essas são algumas dicas
  1. Analisar com cuidado todas as mensagens que nós recebemos, seja por e-mail, rede social, SMS ou por aplicativos.

  2. Temos que redobrada atenção quando o conteúdo tiver a oferta, seja paga ou gratuita, de produtos e serviços relacionados aos vírus.

  3. Não devemos clicar nos links que fazem parte do conteúdo. Se quisermos saber mais, vamos até os buscadores de internet ou sites que são confiáveis para obter mais informações.

  4. Não devemos também fazer qualquer pagamento que seja originado através dessas mensagens.

  5. Na dúvida, nunca compartilhe as mensagens.

  6. Se necessário, pedir a ajuda de alguém.


  1. Caso cairmos em algum tipo de golpe, fornecendo dinheiro, devemos entrar em contato com a instituição bancária que recebeu os valores, com a maior emergência possível, e verificar a possibilidade de restituir os valores.

  2. Podemos também registrar um boletim de ocorrência e procurar um advogado para saber as medidas que podem ser tomadas.