Golpe de número de celular clonado vem aumentando em todo o País

Nos últimos meses um golpe muito perigoso tem sido aplicado com cada vez mais versatilidade em todo o país. Não há estatísticas, mas sem dúvida milhares de números de telefone já foram clonados por criminosos, que utilizando-se de diversos meios, conseguem assumir o controle do número, e com isso buscar acessar informações e dados sigilosos das vítimas.

No início, chegou a ser comum a clonagem do número para houvesse o acesso, indevido, à aplicativo como Whatsapp, por exemplo. Agora, os criminosos vão além, buscam informações financeiras, de redes sociais e e-mails, em busca de subtrair valores e até mesmo realizarem empréstimos em nome das vítimas, que chegam a centenas de milhares de reais.

Por essa razão, muito provavelmente os criminosos estão procurando e atacando as vítimas de forma coordenada, identificando e analisando o seu perfil, para então adquirir controle de dados que podem colaborar no cometimento de crimes.

Dicas importantes sobre como lidar em situações como essas:

  • Se perceber alguma dificuldade de uso no celular, como falta de sinal de telefone ou internet, entre em contato imediatamente com a operadora, para verificar o que pode ter acontecido.
  • Habilite o sistema de dupla autenticação, em contas de internet de e-mails, redes sociais e outros serviços. Ainda, habilite avisos de mudanças de senhas, dispositivos e acessos suspeitos.
  • Caso verifique o acesso indevido em contas virtuais e serviços, entre em contato com a empresa responsável e solicite o cancelamento ou bloqueio de atividades não reconhecidas.