Pagamento por PIX | Orientações

Se você é vítima de um golpe em que realizou uma transferência por meio do PIX, existem algumas medidas importantes que você deve tomar IMEDIATAMENTE para tentar recuperar o dinheiro e evitar que outros sejam vítimas do mesmo golpe:

  1. Entre em contato com a instituição financeira que você utilizou para realizar a transferência por PIX. Informe-os sobre o golpe e solicite a suspensão da transferência  ou qualquer outra medida, para tentar recuperar o dinheiro. Informe que deseja que o MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO seja realizado IMEDIATAMENTE, para a tentativa de bloqueio dos valores transferidos. Exija um número de protocolo e anote todas as informações do atendimento.

  2. Se a transferência ainda estiver em processamento, você pode tentar cancelá-la por meio do aplicativo do banco ou instituição financeira ou diretamente emn alguma agência.

  3. Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de você, informando os detalhes do golpe e fornecendo todas as evidências e documentos que você coletou. Isso pode ajudar na investigação policial e aumentar as chances de recuperar o dinheiro.

  4. Fique atento a outras atividades suspeitas em sua conta bancária, em seus outros perfis de mídia social e informe as autoridades policiais caso ocorram outras atividades suspeitas.

  5. Caso tenha recebido mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas, pedindo dinheiro ou informações pessoais, denuncie às autoridades policiais e jamais compartilhe informações pessoais ou bancárias.

  6. Se você tiver informações sobre o golpe ou os golpistas, informe às autoridades policiais, para ajudar na investigação e prevenção de futuros golpes.

  7. Caso tenha sofrido perdas financeiras , entre em contato conosco para avaliar a possibilidade de promover uma ação judicial de reparação pelos danos sofridos.